Rugby de Calcinha

Saldo do programa +Esporte +Valores do Instituto ALMA Rugby

PROGRAMA +ESPORTE +VALORES AMPLIA ATUAÇÃO E LEVA O RUGBY E SEUS VALORES A MAIS DE 100 JOVENS EM 2016

Ao fim de 2015, 40 adolescentes da Escola da Comunidade, mantida pelo Colégio Visconde de Porto Seguro, em São Paulo, formavam a primeira turma do programa +Esporte +Valores, do Instituto ALMA Rugby, com o patrocínio da seguradora AIG. Neste segundo ano de atividades, a iniciativa ampliou sua atuação e conta hoje com mais de 100 crianças e jovens participantes.

O programa busca transformar vidas por meio da prática da modalidade, disseminando o conhecimento do esporte e, sobretudo, de seus princípios éticos. “O rugby é mais que um esporte. Seus valores podem transformar a vida de muitas pessoas”, comenta Giuliano Passini, idealizador e fundador do Instituto ALMA Rugby.

As ações desenvolvidas pelo +Esporte +Valores estimulam a vivência de cinco conceitos transmitidos pelo esporte dentro e fora de campo: Respeito, Disciplina, Trabalho em Equipe, Integridade e Diversão. O trabalho em equipe, por exemplo, é retratado a todo momento nas jogadas de ataque. Outro destaque é o respeito às diferenças. Aqui, os alunos assumem o papel de árbitro, para entenderem quão difícil e importante é essa posição.

Robson de Moraes, 18, aluno do programa em 2015, inseriu o esporte em sua vida de tal forma, que hoje já treina na academia da CBRu (Confederação Brasileira de Rugby). “Depois que comecei a praticar, percebi que, ainda que seja novo na vida dos brasileiros, o esporte tem se desenvolvido bastante. Por isso, sonho em ser um jogador profissional.”

Robson tem razão. O rugby já é considerado o esporte que mais cresce no Brasil. De acordo com a CBRu, o país conta com mais de 11 mil atletas federados (e mais de 60 mil praticantes) e cerca de 300 agremiações, espalhadas por todos os Estados brasileiros.

Esse crescimento também é notado nos colégios onde o +Esporte +Valores é promovido. No primeiro ano, o programa tinha a parceria do Colégio Visconde de Porto Seguro, no bairro do Morumbi. Hoje, além do colégio, a St. Nicholas School, em Pinheiros, e a Fundação Instituto de Educação de Barueri, na Grande São Paulo, abraçam a causa. “São parcerias muito bem-sucedidas, conduzidas com seriedade e profissionalismo. Dessa forma, mantemos os nossos parceiros e atraímos o interesse de muitas outras instituições para impactarmos cada vez mais os jovens”, ressalta Giuliano Passini.

Valor institucional. A AIG Seguros, que é a seguradora oficial e patrocinadora global da New Zealand Rugby, que inclui o famoso time “All Blacks”, foi a propulsora do +Esporte +Valores, apoiando o programa desde o seu início. “Para nós, esse programa foi um golaço, ou melhor, um try (nome da pontuação máxima do rugby), pois também carregamos os valores desse esporte em nossas veias corporativas. É muito gratificante ver os resultados benéficos aos jovens, fazendo do esporte uma ferramenta social e de desenvolvimento humano”, declara Paride Della Rosa, CEO da AIG Brasil.

Para 2017, o objetivo do ALMA Rugby é crescer e promover os valores do esporte para ainda mais jovens por meio de novas parcerias, com atividades abertas ao público geral. Neste ano, foram promovidos dois “Rugby Day” no Parque Villa Lobos, na zona oeste de São Paulo.

Texto: Luciano Bosco – Press à Porter