Rugby de Calcinha

Japão cada vez mais próximo dos Jogos Olímpicos do Rio 2016

Japão sai na frente em busca da vaga para os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro em 2016, depois da primeira etapa do qualificatório asiático.

japao-vence-primeira-etapa-do-qualificatorio-asiatico-rugby-kiodo-japan-times-asian-qualifier

 

A primeira etapa do qualificatório feminino asiático, em Hong Kong na semana, foi como era de se esperar. Todos os times entraram forte e como prova disso, nenhuma equipe saiu invicta na fase de grupos.

As anfitriãs, viveram uma verdadeira montanha-russa, ao vencer suas principal rival, China e perder para o Japão no primeiro dia e para o Cazasquitão no segundo dia. No entanto, terceiro lugar, 17-12 sobre a China, graças aos dois tries de Aggie Poon Pak-yan, dá a elas uma chance na segunga etapa – lembrando que o Japão venceu o campeonato asiático no mês passado após terminar a última etapa em terceiro lugar.

A treinadora Anna Richards reconhece que não será fácil: “Acho que este fim de semana foi um verdadeiro desafio para o coração,” ela disse.  “ Este tem sido um campeonato difícil, por exemplo, vencemos a China que em seguida venceu o Japão. Vejo que tudo é uma questão de manter o ritmo e ser constante. Se você não o fizer nestes dois dias de torneio, será difícil vencer. O terceiro lugar nos dá chances matemáticas , mas ainda será difícil. Precisamos vencer e ainda temos que contar com os resultados de outros times.”

A situação não está fácil para a China que ao terminar em quarto lugar terá um longo e duro caminho pela frente, além de depender dos resultados de outros times para conseguir a tão sonhada vaga para os jogos Olímpicos a seleção chinesa terá que ser perfeita na próxima etapa, que acontecerá em Tokio dentro de três semanas. Apesar da vitória sobre o Japão por 12-05 sobre, sendo esta a única derrota da equipe japonesa – as favoritas do torneio – a derrota para Hong Kong por 05-00 afetou a confiança da equipe que em seguida perdeu para o Cazaquistão por 22-12.

Cazaquistão surpreende na primeira etapa do qualificatório asiático

A grande surpresa do fim de semana foi a equipe Cazaque, que mostrou seu melhor em anos. Era de se esperar que a equipe fosse superior a Sri Lanka e Guam, no entanto, não boa o suficiente para assustar as principais equipes do torneio ( Japão, China e Hong Kong). As jogadoras mostraram que não estavam para brincadeira ao jogar de igual para igual contra o Japão, perdendo apenas por uma conversão e logo depois venceu China e Hong Kong. Apesar da equipe japonesa ter sido superior nos ultimos minutos de jogo, para o Cazaquistão, o sonho do Rio 2016 já parece possível.

Japão, o time a ser batido

Na próxima etapa, todas as equipes entrarão dispostas a derrotar a equipe japonesa. Ao Japão resta manter o foco e equilíbrio e não deixar que a pressão de jogar em casa não seja um fator negativo.

Nos dias 28/29 de novembro todas as equipes deverão mostrar o seu melhor e vimos que o Japão, mesmo com a derrota para a China, está em boa forma. A treinadora do Japão, Keiko Asami está de olho na vaga para as olímpiadas: ” No sevens você tem que esquecer os erros e nós fizemos isso.” ela disse. “Nós estamos muito felizes pois agora poderemos jogar em casa juntamente com a nossa torcida, o que será ótimo.”

Apenas o campeão garantirá vaga para as olímpiadas, mas os times que terminarem em segundo e terceiro lugar terão uma segunda chance na repescagem que ocorrerá em 2016.

Elsewhere Guam and Kat Merchant’s Sri Lanka were, predictably perhaps, well

Resultados dos jogos

Japão  07×05 Cazaquistão; China  54×00 Guam; Hong Kong  36×05  Sri Lanka; Cazaquistão 46×07  Guam; Japão  48×00  Sri Lanka; China  00×05  Hong Kong; Sri Lanka  22×07  Guam; China  12–22 Cazaquistão; Japão  36×00  Hong Kong; Japão  53×00  Guam; China  47×07  Sri Lanka; Hong Kong  12×20 Cazaquistão; Sri Lanka  07×31 Cazaquistão; Hong Kong  29×00  Guam; Japão  05×12  China;

5ºlugar: Sri Lanka  05×21  Guam

3º lugar: Hong Kong  12×07  China

Final: Japão  22×00 Cazaquistão

Texto: Helen Lagares

Foto: KYODO/Japan Times