Curitiba terá seu centro de treinamento

3 de agosto de 2013

1013685_549021565156272_983162408_n

Por Leca Jentzsch

Brasília, 02 de Agosto de 2013. Esta data vai entrar para história do rugby paranaense. O Secretário Nacional de Esporte de Alto Rendimento Ricardo Leyser,  Secretário de Esporte Lazer e Juventude de Curitiba, Aluísio de Oliveira Dutra Junior, e o Secretário de Esporte do Estado do Paraná, Evandro Rogério Roman, em audiência como Senador Sérgio Souza obtiveram junto ao Governo Federal a liberação de aproximadamente 11 milhões para investimento em várias modalidades do Esporte de Curitiba. E pasmem: R$ 3 milhões serão utilizados para estruturação do centro de treinamento de rugby, onde hoje é o campo do Curitiba Rugby Clube. O projeto foi feito por Eduardo Lagarrigue (Lalo) arquiteto e rugbier, e Sérgio  de Peregrini, engenheiro e veterano do Curitiba Rugby. 

“Isto é resultado da união de forças entre CBRu, Federação Paranaense e Curitiba Rugby no âmbito esportivo. E no setor publico entre a Secretaria Municipal e Secretaria Estadual de esportes, que contou com o apoio do senador Sergio Souza e a sensibilidade do secretario nacional de alto rendimento Ricardo Leyser , estou especialmente emocionado por poder participar deste grande momento do rugby paranaense.” Aluisio Dutra Jr / Secretário de Esportes Lazer e Juventude de Curitiba

“O investimento é uma conquista para os esportistas paranaenses e demais brasileiros que poderão praticar e desenvolver modalidades esportivas ainda não tão populares no País, como o rugby e o basebol. Os centros esportivos ainda poderão ser utilizados como locais de treinamento durante as Olimpíadas de 2016. É uma vitória do esporte.” Senador Sérgio Souza

Reunião na Secretaria de Esportes de Curitiba com participação da CBRu, FPRu

Reunião na Secretaria de Esportes de Curitiba com participação da CBRu, FPRu

 

Este centro de treinamento é parte do projeto de desenvolvimento do rugby em Curitiba e do estado do Paraná. Até o final deste ano o rugby estará inserido em 24 escolas municipais e estaduais de Curitiba, a intenção do projeto é chegar a 80 escolas até 2014. Para isto a Secretaria de Esporte Lazer e Juventude trabalhará junto com a CBRu.

Segundo Aluísio Dutra este projeto somente é possível pelo convenio feito com a Secretaria Estadual e Municipal da Educação, onde o Projeto Vivendo o Rugby (VOR) é considerado um modelo metodológico que possui resultados práticos positivos e mensuráveis.