Rugby de Calcinha

Rugby: quanto custa pra jogar?

aquila-time

Por Leca Jentzsch

Não basta viver levando bronca pelas camisas sujas e rasgadas, disfarçando os hematomas, fingindo estarmos bem numa segunda cedo depois de um final de semana de jogos, e o pior; ouvindo sempre a mesma ladainha “rugby é igual futebol americano?”. Além de tudo isso, temos que pagar a conta por amarmos um esporte pouco conhecido pela maioria dos brasileiros e que precisa correr atrás da grana pra continuar em campo. Uma verdadeira maratona. Mas pra sermos rugbiers temos que pagar o preço!

O RdC pergunta. A quantas andam as finanças do seu time?

As dificuldades em se montar e manter um time são diversas, e quando passa pelas finanças, aí então que a coisa fica feia. Uniformes, inscrições para torneios, viagens, materiais para treinos, enfim, vários gastos que nós, as calcinhas do rugby, temos de desembolsar para praticarmos nosso esporte.

Seu time tem patrocínio? Seu clube apoia o time feminino?

Se sua resposta for sim, parabéns! Vocês fazem parte da minoria. Se sua resposta for não, não se acanhe, esta é a realidade da maioria dos times do Brasil.

Não é incomum vermos cada dia mais as meninas usando a criatividade para difundir o esporte e/ou arrecadar fundos. Até mesmo a seleção brasileira (que hoje é a ‘cara da riqueza’) já teve de dar um jeito para somar recursos. Lembram do calendário sensual que as meninas fizeram? (muito bem feito diga-se de passagem). Tinha até uma calcinha do nosso varal peladona, a Ana Diva!

calendario-tupis
Tenho visto por aí alternativas das mais variadas, que vão de rifas, bingos, churrascos, festas, e ultimamente até ação em semáforos está valendo. Mas o ideal mesmo é conseguir patrocínio, assim o time fica bem mais tranquilo pra focar somente nos treinos.

Uma dica bem válida é que, time pequeno = patrocínio pequeno, não se pode correr atrás de grandes patrocínios para um time ainda em início de formação, a não ser que o patrocinador compre a ideia de investir a longo prazo para obter retorno. Outra dica é realmente aplicar os recursos no que for importante, mesmo que o time seja iniciante os objetivos devem ser esportivos.

recife rugby clube pede

Os caminhos para divulgar nosso esporte ou arrecadar fundos são muitos, mas todos passam por:

  • Ter um time sério que treine forte e que seja confiável. Não dá pra sair pedindo ajuda financeira pra um time que não tem como dar contrapartida. E a contrapartida não quer dizer somente vitórias, é uma questão de representar bem o patrocinador e cumprir os objetivos (seu time pode não ser grande, mas tem que ser sério).
  • Fazer um planejamento estratégico com metas de curto, médio e longo prazo. Assim ficarão claros quais os planos e prioridades estabelecidas apara as meninas.
  • Estabelecer um orçamento anual priorizando as metas. Não da pra sair atrás de grana, sem saber exatamente o quanto se precisa, e para isso basta ver no planejamento quais os gastos com viagens, inscrições, uniformes, materiais de treino, etc.
  • Oficializar os acordos através de contrato (foi-se o tempo em que se tratava de apoio para o time em beira de campo mesmo).
  • Deixar claro o que se está negociando: um time campeão; um time novato com planos a médio prazo; um time em formação, enfim, o patrocinador deve estar a par da real situação do time que estará apoiando.
  • Pertencer a um clube (deixei por último de propósito): é muito importante representar um clube sério, que possua a parte jurídica toda certinha e filiado a uma federação. Mesmo porque não dá pra participar de campeonatos oficiais se não for assim. Pagar as mensalidades também é fundamental, afinal todo clube tem seus custos, e é justo que se divida também os gastos.

Para que o time feminino exija direitos iguais, os deveres também devem ser iguais.

Quem quiser fazer uma moral para seus patrocinadores e apoiadores pode usar nossa coluna Você Quem Manda. É só enviar notícias do seu time sempre para divulgar e, dessa forma, fazer-se visível no Brasil inteiro. Aproveitem o espaço e contem pra gente como seus times sobrevivem e quais as pretensões futuras!

rugby-calendario-nz-fem

Por último mais não menos importante, se tiverem condições procurem alguém que entenda de captação de recursos. Fica a dica! Esperamos ter ajudado. Qualquer dúvida, deixem comentários aqui embaixo!