• Home  / 
  • Não usar
  •  /  Conheça o Peteleco Rugby, o nome criativo do rugby de mesa

Conheça o Peteleco Rugby, o nome criativo do rugby de mesa

15 de maio de 2013

Peteleco rugby

Por Leca Jentzsch

Como já comentei anteriormente, sou supervisora do Projeto Social Vivendo o Rugby, que ensina rugby no contra-turno escolar, para crianças de escolas municipais de Curitiba.

Nossa cidade é famosa por sua variação climática, então acontece que quando chove e faz muito frio, não dá pra fazer aula prática no campo, pois as crianças não têm muitas condições de trazerem roupas extras (algumas dispõem dessas roupas). Além disso, podem adoecer (sabemos que lama e rugby é uma mistura ótima, por isso a criançada acaba abusando). Possuímos uma metodologia de níveis de aprendizado, mesmo assim não podemos nos dar ao luxo de cancelar aulas sequentemente em caso de mal tempo.

Os alunos vêm até nosso campo para as aulas, mas seguindo o planejamento, algumas vezes quem vai até as escolas somos nós do V.O.R. São nestes dias que passamos vídeos, aplicamos teoria, jogamos touch, tag, enfim, damos nosso jeito para que os alunos não percam conteúdo, afinal missão dada é missão cumprida!

Leia também: conheça mais sobre o Curitiba Rugby na seção Times do Brasil

O que os alunos gostam mesmo é de irem para o campo, e eu como educadora percebi que deveria existir alguma forma de motivar ainda mais os aprendizes, e para isso criei alguns joguinhos pedagógicos.

Hoje vou apresentar pra vocês em primeira mão o PETELECO RUGBY, que nada mais é do que um jogo de mesa, onde adultos e crianças têm a chance de se divertirem e aprenderem de forma eficiente e atrativa.

COMO SURGIU O GAME

A ideia deste jogo surgiu no começo de 2012, quando em reunião com os professores do projeto, falei sobre o jogo e pedi ajuda para poder dimensionar a bola, mesa, trave, enfim chegar a um formato que fosse possível de confeccionar, e assim foi feito.

Veja também: Rugby de Calcinha entrevista crianças do Projeto Torcedores do Futuro. Assista ao vídeo.

Agora, em 2013, tive apoio da Secretaria de Esportes Lazer e Juventude de Curitiba que me ajudou na confecção do protótipo. E melhor ainda: há o plano de implantarem a mesa no quadro de atividades de lazer, junto com outros jogos de mesa que já existem como tênis e futebol de mesa, jogo de damas, dominó e trilha.

002DSC04263

Imaginem que legal ver a molecada conhecendo e aprendendo o rugby, mesmo que seja no peteleco! Já é um começo pra aguçar a curiosidade e daí pra partirem pros campos é questão de tempo.

COMO FUNCIONA

Nome do jogo é Peteleco Rugby (ou rugby de mesa): consiste basicamente em fazer a bola passar por entre o H, através de movimento de peteleco.
peteleco 2

COMPOSIÇÃO DO JOGO

A mesa : dobrável, feita em  madeira (81cm x 81cm de tampo, com 50cm de altura), com ilustração de metade de um campo de rugby, um (também há a versão, tabuleiro que pode ser uma espécie de tapetinho, mais ainda está em estudos).

A trave: em formato de H é confeccionada em ferro 6mm, com 25 cm de altura,15 cm de largura e a barra horizontal fixada a 11 cm da base. Para facilitar o transporte da mesa o H é removível, podendo ser retirado sempre que preciso.

Bola (oval, claro): feita de espuma (densidade 43) que eu mesma esculpi com estilete (ainda não tenho as medidas exatas). Testei várias opções de materiais, mas a espuma foi a mais indicada por ser mais barata, e por não oferecer risco de machucar os dedos. A molecada vai longe jogando, por tanto a bola não pode oferecer risco de sobrecarga para a musculatura e sistema ósseo das mãos.

REGRAS DA BRINCADEIRA

O jogo: Existem algumas formas de jogar, o campo é marcado com numeração de 1 a 6 na linha de in goal, que identificam onde o try ou penal, foram feitos. E todas as versões de jogo seguem este padrão.

Versão 1 (jogo de dados): O jogador joga dois dados, um com numeração de 1 a 6, e outro com as marcações conversão/C (que significa que o lance valerá 2 pontos), penal/P (que valerá 3 pontos), um X (que significa que perdeu a vez), um ponto de interrogação/? (que significa que terá que responder uma pergunta que se acertar vale 1 ponto).

Versão 2 (desafio das linhas): O jogador terá que acertar três petelecos, um em cada extremidade e um no centro das linhas de meio de campo, linha dos 10 metros e linha dos 22 metros, quem cumprir primeiro o percurso chegará na linha de ingoal, vencendo o jogo.

Aplicação da atividade: Monitores serão capacitados para dirigirem, organizarem e orientarem os jogos, que podem ser individuais ou em grupos.

Cada vez aparece mais versões que a própria molecada cria, isto é bem legal, pois mostra que é possível brincar e aprender de diversas formas. Existem também outras opções de materiais, uma trave fixa em base menor, um tabuleiro em forma de tapete, por exemplo, pra facilitar o transporte e ficar fácil de levar pra todo lado. Assim que tiver tudo formatado direitinho, eu volto e mostro pra vocês em primeira mão.

Dia 13 de maio, houve uma reunião para testarmos o jogo. E percebi que os adultos também vão aderir! É uma boa opção pro terceiro tempo, hein? Na reunião aconteceu o que podemos chamar de I Torneio de Peteleco Rugby do mundo! rsrsrsr (teve até troféu). Brincadeiras a parte, estou muito feliz em poder ajudar a divulgar o esporte que tanto amo, de forma séria e mostrando que o rugby é um jogo de valores e também muito divertido. Espero que gostem!

Resultado do I Torneio de Peteleco Rugby

Depois de acirrada competição, onde participaram desde autoridades, jogador de seleção brasileira e amigos do rugby, o podium ficou assim:

1º Aluisio de Oliveira Dutra

2º Eduardo Melotto

3º Bruna Bucaneve

DSC05751 (2)DSC05738 (2)DSC05760 (2)

O mais importante de tudo isso foi a oportunidade de poder passar momentos divertidos com os amigos e a coleta de opiniões que me foram muito valiosas. A todos os participantes muito obrigada pela generosidade em contribuir com este projeto.

Agradecimentos a SMELJ, e ao diretor de Lazer, Fabiano Brusamolin que abraçou a ideia. E você, o que achou?