Rugby de Calcinha

Rugby e Solidariedade no Nordeste

No Você quem Manda de hoje duas histórias muito legais que vem lá da Bahia e do Ceará. Textos de Juliane Vieira de Salvador e Diego Vieira de Fortaleza.
2013-04-27 11.34.37Por Juliane Vieira

No último sábado, dia 27, os times de rugby infanto-juvenil de Salvador, o feminino Hienas Rugby Clube e o masculino Fúria Titans Rugby, formados através do projeto social da Associação Esportiva do Alto de Ondina estiveram no renomado colégio Anglo-Brasileiro aqui em Salvador.

Fundado há 20 anos, o Anglo destaca-se por ser um colégio bilíngue e pela proposta pedagógica de autonomia para os seus alunos. Eles possuem este projeto social junto com a Associação Esportiva do Alto de Ondina no qual o colégio busca uma interação entre os seus alunos e as crianças de comunidades carentes, que proporciona uma troca de conhecimento entre eles, na qual os próprios alunos são os tutores, enquanto os professores apenas observam e ajudam caso seja necessário. Os alunos ensinam inglês e escolhem um esporte para serem ensinados, e para nossa felicidade, o rugby foi o escolhido.

O sábado começou cedo. O colégio disponibilizou seu ônibus escolar para buscar os nossos atletas juvenis no bairro onde moram, que dá nome e sedia o projeto, o Alto de Ondina. Chegamos às 8:00 h no colégio, primeiro os alunos do 7º ano ensinaram inglês aos meninos e meninas do Alto de Ondina. No meio da manhã tiveram um delicioso lanche organizado e oferecido pelos próprios alunos e após este lanche pegamos novamente o ônibus e fomos todos para a praia.

Sim, agora era a vez de ensinarmos o rugby a quem sabe, nossos futuros rugbiers. Dividimos a turma entre meninas e meninos e agora era vez dos nossos atletas ensinarem aos alunos do Anglo um pouco sobre o rugby. Um treino básico devido ao curto tempo, com ensinamentos de corrida,  passe de bola e formação de scrum. No final, claro, tivemos um joguinho.

Foi uma experiência de troca e convivência muito bacana. Crianças de 11 a 16 anos interagindo entre si, e, esforçando-se para ensinar ao colega o que sabia. Esse é o espírito do rugby, de força e união, e que bom que tivemos esta oportunidade de passar isto adiante!

Enquanto isso no Ceará…

E mais um projeto foi criado no Nordeste. No mesmo dia que os baianos tinham um dia de troca de conhecimentos, no Ceará as meninas do Leoas Rugby Clube davam o drop inicial na sua escolinha de rugby.

Em parceria com a LIGA Esportiva LECPK do Bairro Presidente Kennedy, as crianças tiveram a 1ª aula na ESCOLINHA DE RUGBY SIMBA!  “Firmamos o projeto baseado no objetivo principal de contribuir para a formação, educação e integração social, de crianças e jovens através do RUGBY. Nossas crianças, os Simbas, são nossos pequenos Leões. Cada um representa o “rei dos animais”, com sua reputação de força, de bravura e de nobreza”, disse o presidente do clube, Diego Vieira.

58161_297275093738467_151549604_n

Parabéns pela iniciativa dos dois estados e que mais projetos sejam criados pelo Brasil.