Times do Brasil: Dona Maria

28 de março de 2013

Dona Maria Rugby

Por Cláudia Arraes

No interior nordestino, mas não somente nele, é habitualmente utilizado o termo Dona Maria, que representa a típica mulher GUERREIRA, senhora de experiência, apesar das poucas primaveras, pela vida dura que leva. Ela é FORTE como um homem, mas sabe ser feminina quando preciso. “Dona Maria é forte, leva lata d’água na cabeça no meio do sol quente. Lava 80 kg de roupa na beira do riacho corrente e quando dá tempo ainda ajuda na roça. Vez ou outra solta até um riso. Em noite de festa passa até perfume no cangote… Dona Maria é forte, é RAÇA, é mulher”.  Ninguém poderia descrever melhor a origem do nome do time feminino de rugby Dona Maria Rugby(Fortaleza-CE) do que a atual capitã do time Helenir Pereira.

“Uma mulher forte decidida e dona de si, uma das poucas mulheres que, em contrapartida, foi considerada contra a moral e os bons costumes daquela sociedade na qual passa por várias situações que faz com que a sociedade a critique e a julgue por seu comportamento e ações”, diz o autor Oliveira Paiva em sua obra literária “Dona Guidinha do Poço”, na qual disserta exatamente sobre as mulheres nordestinas.

Formação atual do time

As atletas por todo o país talvez se identifiquem com essa descrição, quantas vezes não somos julgadas e até criticadas por ter escolhido um esporte “tão diferente e violento”? Mas como disse a nossa colaboradora Teresa Raquel Bastos: “… porque as mulheres ainda têm essa concepção burra de que apenas balé e voley são esportes para mulher. O rugby é incrível!”. E nós concordamos plenamente!

O Dona Maria Rugby foi fundado no dia 10/03/2012, tão recente quantos muitos pelo Norte/Nordeste, porém já é um time de renome! Já participaram do  3° Circuito Feminino de Rugby no Nordeste, em Teresina/PI, ficando em 3°; e da VII Copa Nordeste Seven de Rugby – Recife/PE, também 3° colocado; além dos constantes amistosos e muitos treinos. E o objetivo das nossas meninas cearenses é acompanhar o crescimento do rugby e ajudar também a encontrar as várias Donas Marias que existem no nosso Brasil! E você, já pensou em ser uma? Entre em contato com a presidente do time, Lucíola Maia.

E-MAIL: dmariarugby@gmail.com.

Curta a página delas no Facebook

Quer o seu time aparecendo no Rugby de Calcinha? Preencha nossa planilha! É fácil e rápido! 😉