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O seu psicológico será aliado ou vilão na Seletiva?

Seletiva Seleção Brasileira de Rugby feminino

A partir de hoje faltam 20 dias para a seletiva! E o famoso friozinho na barriga é normal. Mas não deixem o nervosismo estragar toda a preparação! A seletiva tem sido um bom estímulo para muitas atletas repensarem a importância da condição física no nosso esporte. Como já disse antes, penso que quanto mais sofremos nos treinos, mais nos divertimos em campo. Mas força física não é tudo.

Num momento de teste, seja pra seletiva (como é o caso) ou para um jogo,  nos deparamos com várias situações quando precisamos de força mental. Um bom condicionamento deve passar também pela preparação psicológica. É através disso que podemos reverter uma situação desfavorável quando nos encontrarmos em desvantagem física, por exemplo.

Façam exercícios de relaxamento, exercícios que envolvam concentração, ( thaishi, ioga e pilates são uma boa alternativa). Tem gente que relaxa ouvindo música. Eu gosto de nadar, que é quando eu coloco as ideias em dia e me concentro para os desafios (sem contar que o aeróbico melhora muito).
meditacionmente rdc
Não se esqueçam: ser atleta significa estar sempre muito bem preparada fisicamente, tecnicamente, taticamente e psicologicamente, para suprir qualquer tipo de necessidade. (Ufa! Quem quer realmente ser atleta tem que arrasar!).

Seja qual for seu mecanismo de concentração e relaxamento, tenha um, pois a maioria das batalhas são internas, tornando adversários os medos. Às vezes nos impressionamos com o aspecto físico das adversárias (ou concorrentes, no caso), porém elas só são realmente fortes se mentalmente elas estiverem mais preparadas, quando todas estão cansadas, a mente faz a diferença!

Quem  nunca terminou um jogo dizendo que não tinha mais pernas, e mesmo assim conseguiu dar um último pique no final do  jogo? Neste caso não foi a força das pernas que usamos, e sim a força da mente!

Por tanto sejam calcinhas determinadas e RELAXEM! Vocês conseguem.

Pra quem pode, contratar um psicólogo do esporte é uma super dica, que vamos aprofundar em outro post. Mas só ter um ponto de apoio para conseguir descansar e aliviar a tensão, já é um ótimo começo!

Bom treino a todas!

Tem muitos videos bons na net, eu como preparadora, gosto deste que mostra bem o sacrifício físico e mental necessário para um rugbier. https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=sKNOhSn-AX0

 

Comentários

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