Rugby de Calcinha

Tudo sobre a Women’s Rugby World Cup Sevens na Rússia

Seleção Brasileira classificada para Women's World Seven's Rugby

Por Bárbara Madureira

No último final de semana a Seleção Brasileira feminina de rugby carimbou seu passaporte para a Copa do Mundo de Sevens que ocorrerá na Rússia, em junho próximo. Mas você sabe quando começou a disputa do mundial? Quem já levou o título? Quais seleções estarão participando? Essas e outras perguntas nós responderemos agora!

HISTÓRIA DO MUNDIAL

O primeiro mundial foi organizado pela Federação Escocesa de Rugby e ocorreu em abril de 1993, mas nessa época só contava com equipes masculinas disputando o torneio. A partir de 2009, com a Copa do Mundo que ocorreu em Dubai as seleções femininas começaram a disputar o título de campeãs do mundo e o Brasil estava entre elas. Curiosidade: Foi também no ano de 2009 que o Comitê Olímpico Internacional votou no rugby de sete para ser um esporte olímpico a partir dos jogos de 2016, que serão disputados no Rio de Janeiro.

Seleção da Nova Zelândia confirmada no Women's Rugby World Cup Sevens 2013

Em 2009, as seleções femininas que participaram foram: Austrália, Brasil, Canadá, China, Inglaterra, França, Itália, Japão, Holanda, Nova Zelândia, Rússia, África do Sul, Espanha, Tailândia, Estados Unidos e Uganda. As tupis ficaram com a 10ª colocação na competição e a briga pelo 1º lugar ocorreu entre Austrália e Nova Zelândia, e quem levou a melhor foram as Wallabies, com um placar acirrado de 15 a 10.

A EDIÇÃO DE 2013  E SUAS ETAPAS CLASSIFICATÓRIAS

Capitã Russa Anastasiya Mukhar'yamova com a plaquinha do Women's Rugby World Cup Sevens 2013

Capitã Russa Anastasiya Mukhar’yamova com a plaquinha do Women’s Rugby World Cup Sevens 2013

Nesse ano os jogos ocorrerão na Rússia, nos dias 28, 29 e 30 de junho, e as participantes já estão definidas. A equipe canadense garantiu sua vaga no torneio denominado NACRA, onde se classificaria para o mundial quem ficasse em 1º lugar entre os países da América do Norte/Caribe. Já os Estados Unidos, África do Sul, Nova Zelândia são países qualificados automaticamente. A Austrália também garantiu sua vaga, pois ganhou a última Copa do Mundo.

Dos países europeus, as cinco primeiras seleções do ranking conquistaram uma vaga para o mundial, são elas: Inglaterra, Irlanda, Espanha, França e Holanda.

Na Ásia, após o torneio AFRU foram qualificadas para o mundial as seleções do Japão, China e Fiji.

Já a América do Sul conta somente com um representante, e como sabemos é o Brasil. A vaga foi nossa após a disputa do Campeonato Sul-Americano, o Rio 7’s, que se realizou nos últimos dias 23 e 24 de fevereiro, quando depois de ganharem da Argentina por um placar de 27 a 14, confirmaram o favoritismo.

POOLS DO Women's Rugby World Cup Sevens 2013 (Foto: página do IRB)

E hoje (28), ocorrereu às 7h (horário de Brasília) o sorteio das chaves para saber quem serão as seleções que se enfrentarão nas fases classificatórias do mundial. Os grupos para o sorteio foram definidos assim:

Grupo A: Inglaterra, Austrália, Canadá e Estados Unidos

Grupo B: Nova Zelândia, África do Sul, Espanha e Rússia

Grupo C: Holanda, China, França e Brasil

Grupo D: Tunísia, Irlanda, Fiji, Japão

O resultado dos grupos para disputarem a etapa classificatória ficou:

Pools Women's Rugby World Cup Sevens 2013

Saiba mais sobre a campanha recente de cada seleção participante clicando aqui!

Nós do Rugby de Calcinha cobriremos os jogos da Copa do Mundo e contamos com a presença de todos vocês para nos acompanhar e torcer pelas calcinhas do Brasil! NÓS ACREDITAMOS NUMA COLOCAÇÃO MUITO MELHOR QUE A DE 2009! VAMO, BRASIIIILLLL! \o/