Rugby de Calcinha

Ressaca do Carnaval? A cura é alimentar-se como um forward

521596_468462623204498_1005762086_n

Por Guto Senra

Colunista da Rugby Mania, jogador do Guanabara Rugby FC e agora faz parte do varal do Rugby de Calcinha colaborando com a seção Rugby de Cueca.

Após tanta folia e excessos, nada melhor do que recuperar fisicamente o desgaste da maratona de blocos, desfiles e toda sorte de evento que o Carnaval traz consigo. A dica dessa vez fica por conta do Ogrostronomia, um projeto culinário por Boris Henningsen, Betho Alves, Jimmy McManis, Marcelo Neves e este humilde metido a besta na cozinha que vos fala.

A premissa básica do Ogrostronomia é se um ogro pode cozinhar qualquer pessoa pode. Então, você amigo e amiga rugbier quer fazer bonito na cozinha e comer bem, acesse os canais do Ogrostronomia no fim deste post e confira as dicas que selecionei abaixo para o Carnaval.

Carne Marinada na Cerveja

Pode ser feita na churrasqueira conforme o video acima ou no forno. Com uma boa frigideira, corte a carne em um pedaço que caiba nela. Doure esse pedaço de carne com um pouco de azeite ou manteiga, de todos os lados, para selar e ela não perder a umidade interna dela no cozimento. Calcule algo em torno dos 40min por quilo de carne e o forno a uns 200-225º.

Ingredientes:
1 peça de contra flé parcialmente limpa
1,5 col de sopa de papryka picante
2 a 3 col sopa de sal grosso
1 col sopa de pimenta do reino moída na hora
3 cebolas picadas ou cortadas em rodelas e depois meia-lua
2 a 3 talos de aipo bem picados
1 punhado de folhas de aipo picadas grosseiramente
1 talo interio de alho poró picado o mais fico que conseguir

Esfregue na carne, massageando bem, os ingredientes mais secos (papryka, sal e pimenta), jogue por cima todos os vegetais picados, espalhando bem e apertando
para forçar na carne um pouco de seu sabor.

Cubra com cerveja preta e deixe descansar por pelo menos 1 hora, aconselhável de 3 a mais, na geladeira.

Levar ao fogo da churrasqueira, na parte baixa com fogo alto rodando sempre que possível para dourar por igual, passando em seguida para o nível superior para
finalizar o cozimento, acredito que uns 15 a 20 minutos por quilo de carne.

Lasanha de Beringela

Sopa de Tomate

Ingredientes:
1kg tomates maduros, assados em churrasqueira (pode usar forno convencional)
1 cabeça de alho, assada junto com os tomates
1 xic caldo de legumes (coloque mais dependendo da consistência que deseja)
Azeite de oliva extravirgem
Sal e pimenta a gosto
1 punhado de folhas de manjerião fresco

Preparo:
Junte os tomates, alho, caldo e manjerição além de um fio generoso de azeite, bata bem no liquidificador e prove, acerte sal e pimenta ao paladar e ajuste a consistência com mais caldo e um pouco de azeite.

Lasanha
Ingredientes
4 berinjelas grandes ou 6 médias
sal e pimenta do reino a gosto
azeite
1 pacote de massa de lasanha seca sem ovos (o da adria ou qualquer um que seja grano duro)
1 pedaço de mozzarella suficiente para cobrir a lazanha quando ralado, 300 a 400 g

Preparo
Higienizar e cortar a berinjela em fatias ou rodelas grossas. Colocar as rodelas em assadeiras e temperar com sal, pimenta e azeite. Levar ao forno até que fiquem secas (cerca de 10-15min) na assadeira, coloque o molho, uma camada de massa, outra de molho, uma camada de berinjela a lasanha deve terminar com uma camada de beinjela e molho. Cobrir com papel aluminio e levar ao forno, por 30-45 min até que esteja cozida e borbulhando.

Tirar do forno cobrir completamente com a mozzarela ralada, podendo, se quiser misturar outros queijos, retornar ao forno alto até derretet e dourar o queijo.

Opcionalmente pode-se substituir a cobertura de queijo com:
1 xic de creme de leite + 1 xic de creme azedo (sour cream) + 100g de parmesão ou granna padano ralado + sal e pimenta. Levando ao forno para a mesma doura.

Cassoulet

Ingredientes:

500gr de feijão branco
1 cebola
4 cravos
1 ramo de alecrim
Ervas Finas
1 cenoura
1 aipo
1 alho poró
4 dentes de alho
1 peça de Costela de porco
Bacon
Linguiça
1 lata de tomate pelado
Farinha Panko
Água para cobrir o fejião

Preparo
Espetar 4 cravos em uma cebola inteira, colocar em uma panela, com 1 ramo alecrim, 500 grs de feijão. Botar para cozinhar por meia hora. Dourar todas as carnes, separadamente e reservar. Jogar os vegetais, picados em pequenos pedaços, na mesma panela na qual foram douradas as carnes e deixar suar. Entrar com uma lata de tomate pelado.

Voltar com o feijão e deixar esquentar. Colocar em uma travessa que possa ir ao forno, nesta ordem, o feijão, as carnes, feijão de novo, carne novamente e o resto do feijão, cobrir com a água do cozimento do feijão, levar ao forno por 20 minutos. Retirar do forno e cobrir com panko ou farinha de rosca. Repertir isso por duas vezes, 20 minutos cada vez.
Retirar e servir.

Ogrostronomia
Acompanhe o Ogrostronomia nas redes. Assistam nossos videos, cliquem no Gostei, Compartilhem e se quiser mandem imagens das receitas que você fez do nosso canal.

ogrostronomia.com.br
youtube.com/ogrostronomia
twitter.com/ogrostronomia
facebook.com/ogrostronomia