• Home  / 
  • Não usar
  •  /  Rugbier que é rugbier sabe curtir o Carnaval! Veja as dicas do RdC!

Rugbier que é rugbier sabe curtir o Carnaval! Veja as dicas do RdC!

Fernando Portugal em desfile da Vai-Vai

Fernando Portugal em desfile da Vai-Vai

Por Rebeca Spago

Vários posts no Facebook nos avisam que os próximos dias já são de Carnaval e os preparativos estão a todo vapor pra comemorar esta data!

Mas como nem tudo são flores, esta época de folia requer alguns cuidados extras, principalmente aos atletas que prezam pelo bem estar e que querem aproveitar ao máximo esta festa única brasileira sem voltar destruídos aos treinos do nosso esporte amado!

Algumas dicas são bem importantes e úteis, já que com esse calorzão de fevereiro é tendência levar uma desidratação de brinde. Atenção básica com alimentação e hidratação são fundamentais para manter a boa saúde e dar bastante disposição nos dias de festa.

O primeiro passo é manter o corpo hidratado. Muito líquido é perdido com o calor, atividades físicas (dança e caminhadas) e consumo de bebidas alcoólicas, que têm propriedades diuréticas. O álcool deve ser consumido com moderação (sabemos que é difícil…), intercalando com água gelada e nunca com o estômago vazio para evitar a hipoglicemia (diminuição do açúcar no sangue que causa tontura, visão turva e mal-estar).

Consuma muito líquido, tais como água, água de coco, sucos de frutas diuréticas – abacaxi, melancia ou melão- o dia todo. (Dica de chef: acrescente folhas aromatizantes como hortelã, capim limão ou manjericão. Essa mistura repõe o teor de água natural do seu corpo e o traz de volta para o batente, além de ficar bem gostoso). Use e abuse dos isotônicos.

carnaval frutas rugby

Além disso, a reposição de água do corpo pode ser feita pelo simples consumo de frutas ricas em água como melão, melancia, laranja e limão. Elas hidratam e também representam uma fonte de energia rápida. Um erro comum no Carnaval é pular refeições ou substituí-las por friturinhas “gostosas”. Se controlem, queridas e queridos forwards!!!! hehehe

Nunca deixe de repor a energia gasta na folia, consumindo em todas as refeições alimentos ricos em carboidratos como arroz, macarrão, batata, pão, cereais entre outros. Dê preferência aos integrais, pois as fibras presentes nesses alimentos vão fornecer a energia pra você continuar a aproveitar e são mais saudáveis. Faça as três principais refeições do dia, assim você evita beliscar besteiras de origens duvidosas. Evite alimentos tentadores que são vendidos por ambulantes. Nunca sabemos a procedência e os meios de conservação.

Algo que todo mundo esquece é que, apesar de ser uma festa super descontraída, nosso corpo trabalha muito pulando, correndo, dançando. Então, para não terminar com o corpo dolorido, que tal se alongar? Pode ser antes de sair de casa/hotel/etc se você tem vergonha de fazer isso no meio da rua. Uns 10 minutinhos de alongamento vão evitar que você fique com os músculos fadigados antes mesmo da festa acabar!

No mais, aproveite! Aproveite muito, porque você como atleta já sabe o que seu organismo necessita e de vez em quando merece mesmo cair na folia!!

Bom Carnaval!!!