Rugby de Calcinha

Times do Brasil: Acemira Rugby

E mais um time do nosso querido Brasil para vocês conhecerem um pouco! Agora é a vez das paraenses do Acemira Rugby mostrarem a força do rugby feminino do norte do país.

No estado do Pará, o rugby ainda é incipiente. Uma das primeiras experiências do esporte por lá foi a formação do time Açu, composto por alunos da Universidade Federal do Pará (UFPA) em 1999. Essa equipe disputou um amistoso com a forte seleção da Guiana Francesa. Entretanto, a equipe encerrou suas atividades no ano de 2000. Infelizmente, essa modalidade esportiva encontra muitas dificuldades em consolidar-se na região, principalmente pela distância entre os grandes centros da região norte, limitando a troca de experiências com equipes de fora.

É nesse contexto difícil que elas estão buscando novos desafios através da Internet: um grupo diverso de pessoas juntou-se para jogar rúgbi union em Belém. Iniciaram os treinos com cerca de três jogadores fixos, e um contingente flutuante que chegava a dez pessoas; esses treinos, por falta de lugar, se davam aos domingos na Praça da República.

Hoje, aproximadamente dois anos depois, o time conta com treinos regulares às terças e quintas-feiras na quadra de esporte do colégio Moderno; e aos domingos no campo de futebol da UFPA ou em campos de futebol alugados. Hoje são quase 50 membros, a maioria do sexo masculino.

183287_431856163516616_1257921262_n
O time feminino segue em formação, contando com dez garotas que treinam juntamente com masculino, com a mesma paixão e o mesmo compromisso. Entretanto, aos sábados ocorre um treino voltado exclusivamente para elas com objetivo de desenvolver táticas mais específicas e o maior entrosamento do grupo. Desta forma, o Acemira Rugby Belém (feminino) está se consolidando como o primeiro clube de rugby union da cidade.

Apesar do Acemira feminino possuir pouco tempo de formação e número reduzido de integrantes, o time já ganhou notoriedade na mídia regional: em setembro de 2012, a equipe participou de campeonato em São Luís e conquistou o segundo lugar, perdendo para as piauenses que já possuem um time consolidado e experiente. Além disso, em dezembro de 2012 no I Festival de Rugby do Pará ocorrido na capital do estado, no campo da Universidade do Estado do Pará, as meninas venceram o amistoso contra as maranhenses do time Amaru.

Essas experiências nos mostram que o esporte no Pará está em ascensão, fruto da dedicação e talento dessas garotas. E seguem trabalhando nisso para contribuir com o crescimento, a qualidade e a competitividade do esporte na região norte e, em breve, para o rugby nacional.