• Home  / 
  • Não usar
  •  /  Touritas treinando forte para a Copa Cultura Inglesa 2013

Touritas treinando forte para a Copa Cultura Inglesa 2013

Por Wanda Jentzsch

45291_492370274117586_521516611_n

Este ano seis times femininos estrearão na Copa Cultura Inglesa: São José, Leões de  Paraisópolis, SPAC, Seleção Paranaense, Seleção Fluminense e Jacareí. As TOURITAS, como são conhecidas as meninas de Curitiba, estão treinando forte. O time é composto na sua maioria pelo Curitiba Rugby Clube, mais temos touritas convidadas de Maringá, Toledo e Urutau. Está sendo bacana ver a integração e o esforço de todas. O ritmo de treino imposto pelos treinadores Gustavo Albuquerque e Yan Machado não é para as fracas. “Não dá para prever qual vai ser o resultado, o certo é que estamos preparados pra jogar muito rugby e fazer bonito!  Aprendemos com nossos veteranos que devemos nos divertir em campo e pra isso devemos estar bem treinados até mesmo em respeito aos adversários”, explicaram.

Leia mais: tabela de jogos da Copa Cultura Inglesa 2013

Vaidosas dentro e fora de campo

Sacrifícios à parte, flagrei algumas “frescuras” que fazem parte do universo feminino. Independente da idade, as unhas são um show dentro de campo. É um festival de esmaltes em todas as cores! Cabelos também são caprichados:  alisados, trançados, coloridos,  moicanos e até soltos. Tá certo que rugby despenteia, mas mesmo assim as atletas perdem um tempão com as madeixas. Isso sem contar a maquiagem, rímel é produto de primeiros socorros para algumas,  que nem importam de terminarem o treino borradas.

  curitiba

Entrevistei um dos técnicos delas para saber a quantas anda a programação. Para quem não sabe, Yan e Rambo são exemplo de atletas. Rambo é um tupi e esteve recentemente na NZ,  integrando a Seleção. Pena que tá dodói e não vai jogar o Brasil Sevens.

Rambo e Yam / treinadores da toritas

Rambo e Yan / treinadores das Touritas

Rugby de Calcinha – Qual a diferença em treinar meninas mais velhas e treinar a categoria juvenil?

Rambo – A maior diferença está na disciplina. As meninas da categoria adulta, por serem mais maduras, são muito mais dedicadas e prestam muito mais atenção que as mais novas.

RdC – Quais as principais dificuldades enfrentadas nos treinos?

Rambo – Acho que a disposição de horários de todas as meninas. Todas além de jogar também exercem outras atividades, trabalham, estudam, etc. Assim, realizamos mais de um treino por dia para não deixar nenhuma de fora.  Algumas meninas vieram do interior do estado, o que pode ser considerado uma dificuldade também. Estão passando o mês de janeiro de férias treinando fora de casa e longe da família. Temos que nos desdobrar pra dar conta, mas estamos acostumados. Assim é o rugby!

RdC –  E as facilidades?

Rambo- A estrutura que o Curitiba oferece hoje em dia como campo, materiais de treino, equipe técnica, departamento médico, preparador físico, academia e outras coisas. Não é a toa que nosso slogan é “Um time dentro e fora de campo”.

RdC – Quais são as expectativas para as competições?

Rambo – Na categoria juvenil está nossa maior expectativa. Essas meninas são bicampeãs do estado jogando na categoria adulto. A maioria delas são oriundas do V.O.R. (Vivendo o Rugby), projeto social que atende quatro escolas municipais de Curitiba. Para o Brasil Sevens não poderemos levar nosso time principal pois a maioria das meninas são menores de 18 anos, então tivemos que compor o time com as mais velhas. Nessa categoria esperamos conseguir executar nosso plano de jogo e aplicar nas partidas tudo que estamos treinando. Independente dos resultados, o que queremos é que as meninas adquiram o máximo de experiência e que desfrutem desse torneio que com certeza será inesquecível pra todas elas, pois estão em campo jogando com jogadoras da seleção brasileira, atletas essas que jogam o mais alto nível de rugby feminino do mundo.

 Leia mais: já sabe como chegar  e onde se hospedar em Embu das Artes? Se informe aqui!

Não perca a cobertura ao vivo do Rugby de Calcinha na Copa Cultura Inglesa 2013. É a estreia da modalidade feminina no evento!