Rugby de Calcinha

Copa Cultura Inglesa acontece em janeiro

Por Leca Jentzsch

Nos dias 19 e 20 de janeiro, acontecerá a Copa Cultura Inglesa, em Embu das Artes/SP e a novidade desta edição é que haverá a categoria feminina M18.

É com muita alegria que recebi esta notícia, pois quem trabalha com as categorias menores, sabe o quanto é difícil manter a garotada motivada. Apesar de toda filosofia, metodologia e técnicas de rugby que elas aprendem, o que querem mesmo é “jogar”! O que acaba acontecendo é que como não há ainda uma divisão de categorias no rugby feminino as meninas menores de 16, 17, 18 anos acabam jogando com jogadoras adultas já formadas, e isto apesar de ser até estimulante para todas, visto a realidade que nos encontramos, acaba pondo em risco a integridade física destas meninas, pois todos que jogam rugby sabem o quanto o domínio técnico e a maturidade de raciocínio são importantes, por isso a importância de termos jogos na categoria juvenil.

No Brasil existem diversos projetos com intenção de desenvolver as categorias de base, e iniciativas coma estas são um grande incentivo para manter estas atletas motivadas. E também facilita o trabalho de técnicos, preparadores físicos, professores, enfim de todos que se empenham para ensinar e treinar os menores.

A CBRU sinaliza com esta ação, sua preocupação em manter as meninas em campo desde cedo.  E isso só vai somar. Estamos otimistas!